#Evolução do tíquete médio de vendas dos supermercados nos últimos três anos

Conteúdos especiais – VII

Realizado em parceria com a Kantar Wordpanel e divulgada com exclusividade pela ABRAS. O Índice Abras de Tíquete Médio é divulgado mensalmente. O índice mostra a evolução mensal do Tíquete Médio do consumidor por ocasião da compra no canal supermercado.

Uma evolução significativa do Tíquete Médio nos últimos anos. Crescimento médio no Total Mercado em torno de 8% nos últimos três anos. Considerando a inflação do período, ainda assim, vemos um pequeno crescimento no valor do Tíquete Médio, mesmo com a crise dos últimos anos, batendo a porta das empresas varejistas.

Apesar do número positivo, temos que observar que esse pequeno aumento do Tíquete Médio de compras, não se deu exatamente por aumento no valor das compras em si, mas sim, pela diminuição do número de idas ou compras realizadas nos supermercados. Na prática, o consumidor está comprando mais um pouco, porque simplesmente está indo menos ao supermercado.

Enquanto em Janeiro de 2014, a média mês, de idas ao supermercado era de 4,5 e 4,0 vezes respectivamente, no autosserviço e no varejo tradicional, em Dezembro de 2016 os números foram de 4,8 e 3,4 vezes. Números que mostram que o consumidor diminuiu em pouco mais de 10% as idas ao varejo tradicional, enquanto aumentou em 6,6% as idas ao autosserviço. Como o valor do tíquete médio do autosserviço é maior que do varejo tradicional no Total do Mercado, houve um acréscimo do valor do Tíquete Médio.

Os números acima também demonstram e reforçam a tese de que o consumidor está migrando gradativamente do varejo tradicional para as lojas de autosserviço com objetivo de aumentar seu poder de compra, já que essas lojas tendem a vender mais barato do que o varejo tradicional.

Por: Sebastião Barroso Felix


Olá deixe seu comentário aqui