#Como diminuir o estresse e viver melhor

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Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo. O estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.

O estresse tem como principais consequências: a queda de produtividade, confusão mental, apatia, dificuldade de concentração, sensação de desgaste ao acordar, baixa autoestima, dificuldade com a memória, depressão e irritabilidade acima do justificável.Os principais sintomas físicos do estresse são: tensão muscular, dores de cabeça, dores de estômago ou gastrite, pressão alta, herpes, taquicardia, problemas dermatológicos, aftas, retração das gengivas, resfriados, tonturas, infecções. Quanto mais sintomas assinalados, mais intenso está o seu nível de tensão e portanto de estresse.

O estresse é sem dúvida um dos males dos nossos tempos e hoje em dia vivemos cheios de tensão por qualquer coisa: o trabalho, o tráfego, a casa, a família, os problemas quotidianos e cada vez mais é necessário recorrer a soluções práticas para tentar controlar. É importante achar formas de diminuir o estresse no nosso dia a dia como forma de aumentar nossa qualidade de vida. Relacionamos abaixo algumas dicas importantes para diminuir o estresse.

Prepara-se para a pressão Se sabe que vai enfrentar uma situação difícil e de muita pressão, prepare-se antecipadamente para ela. Pense em formas de resolver e identificar as melhores maneiras de administrar a crise que se adivinha de forma eficiente.

Saiba quando dizer não Aceitar muitas tarefas e responsabilidades simultaneamente é o caminho mais rápido para criar situações de estresse. Ao aceitar acumular todas as tarefas que lhe propõem corre o risco de se tornar num profissional mediano, que apresenta um trabalho medíocre e que não consegue fazer todas as atividades compromissadas. Em vez disso, recuse as tarefas que achar inconveniente para aquilo que estar realizando no momento.

Não se aborreça por qualquer coisa Não faça uma tempestade num copo de água. Evite transformar pequenos contratempos, pequenas contradições em grandes problemas, que apenas vão aumentar a pressão sobre você. Antes de perder a calma, respire fundo e analise o conflito. Pense nas maneiras mais simples de o resolver. Conte até 10.

Se descontraia Procure manter-se descontraído, isso vai ajudá-lo a sentir-se mais calmo. Não seja tão sistemático com as coisas e não cobre tanto a si e aos outros. Não seja chato com as pessoas.

Pense positivo e entusiasta Ver o lado positivo das situações pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho em qualquer situação. Se entusiasme com realização de suas tarefas ou atividades. Estes comportamentos, por si só, são capazes de diminuir as condições de estresse. Existem também outras formais de diminuir o estresse como as infusões de alguns chás específicos para calmar, o chocolate preto que melhora o nosso humor pois ajuda a libertar endorfinas, o ômega 3 que é um grande aliado para reduzir a presença da hormona do estresse no nosso corpo, as cerejas que favorecem o sistema nervoso e alivia os efeitos do estresse sobre o nosso corpo, à aromaterapia, através das essências de lavanda e limão que são grandes relaxantes naturais. Enfim você pode ver o que é interessante tirar de proveito desse artigo porém, é importante salientar que ele e meramente informativo, não é um tratamento médico, tampouco uma forma de diagnóstico.

Em caso de necessidade a melhor solução é sempre procurar um médico especialista.

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