#Como fazer gerenciamento por categorias em supermercados

Conteúdos especiais – I

No processo de tomada de decisão do Gerenciamento por Categorias é muito importante o nível de informações da categoria em análise, para que as mudanças implementadas sejam realmente efetivas.

Assim, uma categoria como a de Atomatados, para que seja feito um gerenciamento efetivo, é necessário analisarmos todas as informações disponíveis sobre essa categoria, por exemplo: quem são seus consumidores, quais suas classes sociais, qual a arvore de decisão de compras do shopper, tipos de embalagens mais consumidas, sabores, níveis de preço e assim por diante.

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza. 

Exposição Recomendada

Primeiro é necessário Identificar o sentido por onde o shopper entra inicialmente no corredor. Em cada segmento (extrato e molho), recomenda-se agrupar os produtos analisando seu público, por exemplo, no caso dos extratos, se o seus clientes são das classes A/B/C deve-se fazer o agrupamento por marca. Em seguida organizar por embalagem, e dentro destas por faixa de preços e, se houver no mix separar por tipo de produto (tradicional e saborizado).

Se analisarmos as informações relativas aos molhos, a exposição será totalmente diferente. Se sua loja atender as classes A/B/C os produtos devem ser agrupados por sabor, marca, embalagem e depois por preço. Como os produtos mais vendidos por embalagem são os sachês, deve se levar em conta essa participação no volume de espaço definido para molhos.

Essas premissas elencadas da categoria atomatados, para a tomada de decisão devem ser levadas em conta no gerenciamento de qualquer categoria da loja.

Por: Sebastião Barroso Felix


Olá deixe seu comentário aqui