#Como identificar oportunidades de negócios em um segmento de mercado

Existe várias formas de realizar uma pesquisa mercadológica para identificar o nível de concorrência de um setor, segmento de mercado ou um determinado ramo de atividade. Eu mesmo já utilizei várias estratégias para descobrir o nível de concorrência entre alguns setores em várias pesquisas que realizei nos últimos 25 anos. Ao longo do tempo, contudo acabei descobrindo, que não é necessário ser um especialista na área de marketing e pesquisa de mercado, para realizar com sucesso e de forma rápida a missão de descobrir oportunidades de negócios em diversos setores empresariais.

Recentemente realizei uma pesquisa e utilizei essa técnica em alguns setores com resultados extraordinários. Minha missão era descobrir, alguns segmentos de negócios com grande potencial de vendas, com muitos competidores em mercados maduros e também em novos mercados.

Depois de realizar uma pesquisa preliminar na internet, achei três setores que se encaixavam inicialmente no perfil da minha pesquisa. Os setores identificados na pesquisa, foram: cervejas artesanais, produtos nutracêuticos e produtos para narguilé.

A técnica é bastante simples, você avalia a diferença de preços dos produtos entre os diversos fornecedores (preço de atacado); os canais de distribuição dos competidores atuais (como estão fazendo o seus produtos chegarem aos consumidores finais); interesse e tempo de resposta de uma demanda por parte de um cliente ou potencial cliente, nesse caso da pesquisa, o cliente é você que está pesquisando.

Os números levantados foram muito interessantes, vejamos por segmento de negócio:

Cervejas artesanais

Foram pesquisados cervejarias de todas as regiões do pais, em um total de 60 empresas. Os preços levantados apresentaram diferenças para o mesmo tipo de produto e embalagem em média de 100%, ou seja, um cerveja artesanal estilo APA em embalagem de 600 ml, custava entre R$ 10,00 e R$ 20,00. Os canais de distribuição são praticamente inexistentes, a maioria vende os produtos pelo site ou no próprio local, através dos bares e restaurantes anexos às cervejarias ou ainda através de participação ou vendas para eventos. Com relação ao interesse e o tempo de resposta de uma demanda de um cliente, pasmem, menos de 10% das empresas contatadas deram alguma tipo de resposta. Com relação a demanda específica, no caso da pesquisa, era a demonstração de interesse de revenda dos produtos das empresas pesquisadas, as respostas específicas não chegaram a 5%. Mesmo o pequeno número de repostas nos deu a informação que queríamos, a falta de interesse em ter mais um ponto de venda se dava única e exclusivamente por falta de produtos, as empresas não estavam conseguindo atender a demanda.

Conclusão: Esse segmento de mercado tem um grande espaço para crescer. Existe uma demanda reprimida enorme.

Produtos nutracêuticos (vitaminas e suplementos)

Foram pesquisados 50 empresas espalhadas de norte a sul do Brasil. Os preços levantados apresentaram diferenças para o mesmo tipo de produto e embalagem em média de 1000%, ou seja um frasco de óleo de peixe com 60 cápsulas sendo vendido, entre R$ 15,00 e R$ 150,00 dependendo do canal de distribuição utilizado. Dentre os três segmentos pesquisados, esse apresentou o maior números de canais de distribuição, contudo existe uma centralização no canal de distribuição online, 100% das empresas pesquisadas vendem também por esse canal. Esse segmento apresentou a maior pulverização de revendedores entre os pesquisados, desde dos informais até as empresas que trabalham com sistema de dropshipping (você vende e o seu fornecedor entrega diretamente para o seu cliente). O interesse e o tempo de resposta das demandas dos clientes tiveram mais de 50% de respostas.

Conclusão: A grande diferença de preços praticadas entre os diversos canais, facilita aos novos entrantes. A preferência pelo canal online também favorece aqueles que utilizarem outros canais de vendas. Apesar do nível de concorrência, esse segmento de mercado apresenta grandes oportunidades de negócio.

Produtos para narguilé

Esse é um segmento novo de mercado, e como qualquer outro, não está bem definido. Os preços dos produtos apresentam grandes diferenças, em torno de 150%, os canais de distribuição são confusos, conflitantes e improdutivos. Como a demanda para esses produtos está muito alto, não existe preocupação por parte dos distribuidores/atacadistas/importadores em desenvolver uma carteira de clientes, existe pouca flexibilidade de pagamento e quase todos estão operando com muita informalidade. As margens praticadas para determinados produtos é altíssima e na maioria dos fornecedores há exigência compras mínimas. Após vários contatos com fornecedores por exemplo, para compra de carvão de coco para narguilé no atacado, quase totalidade exigiram 10 toneladas de compra miníma (são 10.000 caixas de um kg cada).

Conclusão: Com essas informações não é difícil concluir que se trata de um excelente segmento de mercado para entrar. Existe grande demanda pelos produtos, as margens são excelentes e os canais de vendas ainda não estão estruturados.

Se você pensa em montar um negócio, analise com carinho esses segmentos.

Por: Sebastião Barroso Felix


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