#Cupom falso do McDonald’s já atingiu mais de 100 mil brasileiros em menos de 24h

Os criminosos tiveram o cuidado de desenvolver a mesma identidade da rede de lanchonetes

Uma falsa promoção prometendo um cupom no valor de R$70 na rede de restaurantes McDonald’s é a nova armadilha aplicada por hackers no mundo digital para enganar usuários e causar prejuízo financeiros. De acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, o golpe está sendo compartilhado via WhatsApp e já afetou mais de 100 mil pessoas em menos de 24h.

Segundo especialistas da companhia, a rápida disseminação da falsa promoção está ocorrendo porque, para validar o suposto cupom, é solicitado que o usuário compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos pelo aplicativo de mensagens instantâneas.

Ao seguir as orientações, o usuário é induzido a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Para enganar uma maior quantidade de pessoas, os cibercriminosos tiveram o cuidado de desenvolver o golpe com a mesma identidade visual de campanhas e promoções oficiais da rede de lanchonetes. Desta maneira, fica mais difícil o usuário perceber que se trata de uma falsa promessa. Até o momento, três domínios maliciosos envolvendo o golpe foram identificados.

Segundo Emilio Simone, gerente da PSafe, o link com o nome da marca ajuda o golpe.

— Essa iniciativa adotada pelos hackers visa dificultar a identificação e bloqueio da armadilha.

Ainda de acordo com o especialista, para não se tornar uma vítima de hackers, é importante que os usuários de smartphone consultem sempre páginas oficiais de empresas para se certificarem de que se trata de uma oportunidade verídica.

— O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real. Além disso, é imprescindível que se tenha instalado um software de segurança com a função ‘antiphishing’, pois esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual.

Fonte: R7.com 


Olá deixe seu comentário aqui