#Estudo Mostra as “Categorias em Destaque”no Varejo

Assista o Vídeo Sobre Consultoria Online

A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) divulgou o resultado do estudo “Categorias em Destaque”, elaborado pela Nielsen, e que foca no pequeno varejo. O estudo mostra que a cesta mercearia salgada é a menos impactada no pequeno varejo, com crescimento de 9,9% em valor, seguida por mercearia doce (+8,7%), higiene e beleza (+7,1%) e limpeza do lar (+5,4%). O crescimento médio das cestas no período foi de 5,1%. Outras cestas ficaram abaixo da média: bebidas alcoólicas (+3,9%), bebidas não alcoólicas (+2,2%), perecíveis (+3,2%) e outros (+1,3%). Em volume, todas as cestas apresentaram perdas.

A análise foca o pequeno varejo (tradicional + 1 a 9 checkouts) que responde por 58% do faturamento total dos canais de venda. Desse universo, a pesquisa apontou as 15 categorias que mais cresceram em volume e valor.

Em volume, todas as cestas apresentaram perdas. Na média, tiveram queda de -4,7%. A cesta mercearia salgada novamente foi a menos impactada, com retração de -2,5%. Bons exemplos de crescimento dessa cesta são as categorias molho de tomate, que cresceu +7,2% em valor e +2% em volume, e óleo e azeites, com alta de +19,4% em valor e +2,4% em volume.

Outras categorias que apresentaram crescimento no pequeno varejo em volume e valor foram: repelentes, inseticidas, café, leite em pó, água mineral, margarina, creme de leite, aguardente de cana, esponja sintética, alimentos para gatos, pudim/gelatina, limpador de banheiro e farinha de trigo.

A pesquisa da Nielsen também mostra que a indústria tem apostado em tamanhos maiores e aumento de ofertas e embalagens promocionais e se adaptado ao novo cenário de consumo que valoriza, sobretudo, o custo-benefício, com crescimento das marcas low price.

Seleção de Fornecedores

Durante o evento a ABAD também apresentou o resultado da 7ª edição do prêmio “Fornecedor Nota 10”, que é destinado a reconhecer os principais parceiros do segmento atacadista e distribuidor no abastecimento do varejo independente.

Os vencedores foram escolhidos por votação entre os agentes de distribuição a partir de pesquisa feita pela Nielsen. Os vencedores em cada uma das 12 cestas de produtos são:

· BAZAR – HENKEL
· BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS – MONDELEZ
· BELEZA – P&G
· CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS – UNILEVER
· CANDIES – MONDELEZ
· HIGIENE PESSOAL – COLGATE PALMOLIVE
· LIMPEZA CASEIRA – QUÍMICA AMPARO/YPÊ
· MERCEARIA DOCE – NESTLÉ
· MERCEARIA SALGADA – CARGILL
· REFRIGERADOS – BRF
· PET – MASTERFOODS
· BEBIDAS ALCOÓLICAS – HEINEKEN

A Revista do Varejista parabeniza os vencedores.

Por: Redação

#O varejo está preparado para o mercado de idosos?
#7 hábitos de pessoas altamente eficazes

Olá deixe seu comentário aqui