#Qual será a próxima fronteira da comunicação pessoal?

O surgimento da escrita é um marco importante na história do mundo, por demarcar a separação entre a história e a pré-história, iniciando o registro dos acontecimentos, ocorrida por volta de 3.000 anos a.c. A escrita, além de milhares de maravilhas que proporcionou, substituiu as mensagens pessoais que existiam na época (uma pessoa ia de um ponto ao outro levar uma mensagem).

Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837. O telégrafo era um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. Do início da escrita ao telégrafo se passaram 4.837 anos.

Em 10 de março de 1876 foi feita a transmissão elétrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recém inventado por Graham Bell, o telefone. Entre o telégrafo e o telefone se passaram quase 40 anos.

A primeira rede de telex foi implementada na Alemanha em 1930 e foi usada para a comunicação governamental alemã. Telex era um sistema internacional de comunicações escritas que prevaleceu até ao final do século XX. Consistia numa rede mundial com um plano de endereçamento numérico, com terminais únicos que poderia enviar uma mensagem escrita para qualquer outro terminal. Do telégrafo, precursor do telex, se passaram 93 anos, do telefone para o telex, 54 anos.

O primeiro protótipo do fac-símile, mais conhecido como fax, foi criado nos Laboratórios Bell em 1926, mas somente em 1947 Gabriel Casota, especialista em telegrafia sem fio, produziu o primeiro aparelho de fax com a ajuda da agência de notícias Associated Newspapers. Estamos falando então de no mínimo de 17 anos entre o efetivo uso do fax e seu antecessor o telex.

O correio eletrônico é mais antigo que a internet, e foi, de fato, uma ferramenta crucial para criá-la, mas, na história moderna, os serviços de comunicação globais iniciaram na ARPANET (Padrões para codificação de mensagens de e-mail foram propostas em 1973 – RFC 561). A conversão da ARPANET à internet no início de 1980 produziu o núcleo dos serviços atuais. Assim, entre o início do uso do fax e o primeiro e-mail se passaram apenas 26 anos.

 Em 1988 o finlândes Jarkko Oikarinen inventou o IRC – Instante Relay Chat, que é um protocolo que implementa a troca de mensagens entre computadores e que pode ser feita em salas de bate-papo ou em salas privadas. Entre o e-mail e o sistema de mensagens instantâneas temos apenas 8 anos.

A novidade mais recente na forma de comunicação foi o whatsapp, multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. A ferramenta foi criada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo e que vem revolucionando o modo de nos comunicarmos.

O fato que mais chama a atenção em toda essa evolução na forma de se comunicar é o custo. Inicialmente muito alto, acessíveis somente às grandes corporações públicas e privadas, até os dias atuais, que é praticamente de graça, precisando apenas de um smartphone e uma conexão com a internet fixa ou móvel.

Será que a próxima fronteira da comunicação será remunerada para seus interlocutores ou pelos menos, para uma das partes? Divagando, poderíamos imaginar, que num futuro próximo, possamos receber algum dinheiro por cada contato que fizermos, ou que alguém faça conosco, pelo menos. É esperar pra ver os próximos acontecimentos.

Por: Sebastião Barroso Felix


Olá deixe seu comentário aqui