#Um objetivo é um sonho com prazo

Para os que estão acostumados a traçar ou ter objetivos sem data para a sua realização ou alcance é melhor parar um pouquinho para entender isso, pois com certeza um tempão danado deixará de ser perdido e jogado fora.

Um objetivo sem data ou prazo para alcance nada mais é do que um sonho. Um sonho com pouquíssimas chances de se concretizar. Portanto é imprescindível definir prazos para seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

A definição de prazos para o alcance dos objetivos é a variável mais importante para alcançá-lo. Nada é mais importante na definição de um objetivo do que o prazo para atingi-lo. Quando um amigo ou conhecido lhe disser que qualquer dia desses marca um jantar em sua casa, isso quer dizer na prática, que nunca você jantará na casa dele.

O objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas. Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta, fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados. Eles devem estar relacionados entre si.

O Planejamento é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

No planejamento, definir objetivos e fazer o plano de ação são essenciais para que o que se deseja seja alcançado. Quem não sabe aonde chegar, chegar a qualquer lugar não tem problema algum. Por isso a importância de se definir não só aonde se quer chegar, mas principalmente quando chegar lá.

No processo de definição dos objetivos, é importante que sejam criados critérios quantificáveis (fatia de mercado, faturamento total, número de clientes), que possam depois ser medidos por indicadores, pois assim os resultados possam ser avaliados na etapa de controle. As estratégias serão delineadas a partir da definição destes objetivos.

A estratégia trata, basicamente, de duas coisas: decidir para onde você quer que a sua empresa vá, e, então, como você quer conduzi-la até lá.

A estratégia de foco significa enfocar em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos, ou um mercado geográfico. A estratégia de foco visa atender muito bem ao mercado determinado. A estratégia base na condição de que a empresa é capaz de atender ao segmento específico mais efetivamente e também eficientemente do que os concorrentes que competem de forma mais ampla. 

Estratégia genérica consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de todo o segmento. Os métodos para obter a diferenciação são vários, sendo alguns deles: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda ou rede de fornecedores. 

Estratégia de liderança pelo custo total consiste em atingir a liderança total em um setor, através de uma série de políticas orientadas para atingir este objetivo básico. Esta estratégia exige a construção agressiva de novas instalações com equipamentos eficientes, uma grande perseguição na redução dos custos através de funcionários qualificados, um controle rígido nas despesas gerais e administrativas, e a minimização nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. 

Estratégia de diferenciação é definida como aquela que a empresa reconhece e leva em consideração as diferenças significativas que possam existir entre os mercados-alvo, optando por realizar um planejamento distinto para atender a cada perfil de cliente. 

Estratégia de não-diferenciação ocorre quando a empresa opta por explorar todo o seu mercado potencial, em todas as regiões geográficas possíveis, utilizando-se de um planejamento em comum a todos os segmentos. Quando a organização adota esta estratégia, significa que ela decidiu ignorar as possíveis diferenças existentes entre segmentos, e trata a todos os consumidores da mesma forma.

Se você tem um objetivo definido com dia e hora para acontecer, com certeza ele irá se realizar é apenas uma questão de tempo.

Por: Sebastião Barroso Felix


Olá deixe seu comentário aqui