#Você está satisfeito com seus colaboradores?

Responder essa pergunta com um SIM é quase um milagre no segmento de supermercados. A maior reclamação dos lojistas é exatamente com relação a isso. Estão todos insatisfeitos com sua equipe. O grande dilema é como um ter uma equipe treinada, motivada e comprometida sem que isso passe pela decisão do empresário de fazer a parte dele, ou seja, que invista na qualificação da sua mão-de-obra.

A maioria dos empresários reclama, mas são incapazes de fazer pequenas coisas para melhorar a produtividade de seus colaboradores. Quantos varejistas têm uma descrição de cargos bem elaborada de todas as funções da sua empresa? Quem faz acompanhamento das atribuições dos funcionários através de checklist? Quem utiliza avaliação de desempenho como instrumento de melhoria, motivação e reconhecimento da sua equipe? A resposta com certeza são poucos ou quase nenhum.

Esse é o retrato da realidade que cerca as empresas do setor. É desse jeito que o mercado caminha. É com toda essa falta de envolvimento e comprometimento tanto de empresários quanto de empregados que se procura uma solução. É assim de fato e exatamente por isso que o nível profissional do setor pouco tem evoluído e patina sem sair do lugar há muitos anos todos. Abaixo um modelo de avaliação de desempenho para quem sabe as coisas começar a melhorar.

Avaliação de DesempenhoData:___/___/___

Colaborador:_____________________________________________________________________

Setor:________________________________Cargo/Função:______________________________

Periodicidade: (   ) Mensal (   ) Bimestral (   ) Trimestral (   ) Semestral (   ) Anual

Graus de Desempenhos: (A) ACIMA – (S) SATISFATÓRIO – (I) INSATISFATÓRIO

Atributos da Avaliação

_____ Assiduidade

_____ Pontualidade

_____ Proatividade

_____ Iniciativa

_____ Capacidade de resolver problemas

_____ Uso de check list

_____ Cumprimento de Metas*

_____ Capacidade de Liderança*

(*) Alguns atributos variam de acordo com o cargo/função do colaborador

_____ AVALIAÇÃO GERAL

Pontos de Melhoria:

____________________________________                _____________________________________

____________________________________                _____________________________________

Responsável pela Avaliação:_______________________________________________________________________

Assinatura do Avaliado:___________________________________________________________

Assinatura do Avaliador:__________________________________________________________ 

Os atributos da avaliação devem ser definidos pela empresa de acordo com suas necessidades, de forma que os mesmos, auxiliem na consecução dos objetivos, estratégia, metas e ações da empresa. Também não devem ser em números muito elevados, pois isso pode dificultar o processo de avaliação.

Por: Sebastião Barroso Felix


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